O programa Ecovalor destina-se a todos os estabelecimentos de ensino da área de abrangência da RESINORTE, e tem como objetivo promover boas práticas ambientais, além de estimular a curiosidade e o envolvimento dos mais novos em temas de carácter ambiental.

 

Esta ação de sensibilização, que contempla vários concursos, decorrerá durante o período letivo 2022/2023 e visa a sensibilização ambiental de toda a comunidade escolar, premiando as escolas que se destaquem pelo seu bom desempenho.

 

Ficha de Inscrição.

 

As ações que constam no programa são as seguintes:

 

1 - Ações de sensibilização e Educação Ambiental;

 

2 - Concurso “Separa e Ganha” Amarelo;

 

3 - Concurso “Separa e Ganha” Azul;

 

4 - Concurso "Mascote da RESINORTE”;

 

5 - Concurso "Desperdício está fora de moda”;

 

6 - Concurso "Com material usado, se faz um Pai Natal reciclado”;

 

7 - Concurso "Estrela Guia da Reciclagem”;

 

8 - Concurso "É Carnaval, reciclar é essencial!”;

 

9 – Concurso “O Ramo da Prima-Vera”;

 

10 - Concurso “Bolos saudáveis e resíduos recicláveis”;

 

11 - Concurso “A partir de um pequeno vaso, nasce uma grande árvore”.

 

DESCRIÇÃO DAS AÇÕES:

 

Ações de sensibilização

As ações de sensibilização são direcionadas para toda a comunidade escolar e consistem na consciencialização ambiental para a problemática dos resíduos. Estas ações podem decorrer desde o pré-escolar até ao ensino secundário, bem como para toda a restante comunidade escolar, nomeadamente docentes e não docentes, pais e familiares dos alunos, entre outros. Estas ações de sensibilização são adaptadas em função da faixa etária e do nível de escolaridade dos participantes, podendo recorrer-se à dinamização de jogos, apresentações em formato powerpoint ou visualização de vídeos.

Para se proceder ao agendamento, deverá ser enviado um e-mail, atempadamente, para o Gabinete de Comunicação e Imagem.

As ações têm uma duração máxima de 45minutos.

 

Objetivos

Aumentar as quantidades de material encaminhados para reciclagem, na escola e em casa.

 

Concursos Separa e Ganha no Amarelo e Azul

Os concursos consistem numa competição entre instituições de qualquer nível de ensino e dimensão, do mesmo município. As escolas serão premiadas de acordo com as quantidades separadas para reciclar e haverá prémio para todas as escolas que atinjam o mínimo definido (70 sacos no amarelo e 1 tonelada de papel/cartão).

 

 Objetivos

Aumentar as quantidades de plástico, metal e pacotes de bebida e papel e cartão encaminhados para reciclagem.

 

Concurso "Mascote da RESINORTE”

Em mês de aniversário da RESINORTE, durante o mês de outubro, pretende-se que a comunidade escolar elabore uma mascote da empresa e que esta faça jus ao trabalho que é por ela desenvolvido.

 

Objetivos

Sensibilizar a comunidade escolar para a temática da reutilização de materiais, dando-lhes novas utilidades. Além disso, esta atividade promove a criatividade e a imaginação dos participantes.

 

Concurso "Desperdício está fora de moda”

Este concurso pretende a criação de um saco (saco de pão, saco das compras, totebags, carteiras, entre outros) construído a partir de uma peça de vestuário que já não é utilizada. Os participantes deverão, ainda, produzir um vídeo, onde apresentam o trabalho finalizado e uma mensagem alusiva ao tema do reaproveitamento de materiais têxteis.

 

Objetivos

O grande objetivo deste concurso é alertar para o impacto ambiental associado à indústria têxtil e da moda, consequente do consumo excessivo dos cidadãos. Esta atividade pretende, ainda, sensibilizar para a importância de reaproveitar e reduzir o desperdício relativo à indústria têxtil, considerando que para a produção de novas peças são necessárias grandes quantidades de recursos, como por exemplo a água.

 

 

Concurso "Com material usado, se faz um Pai Natal reciclado”

Este concurso pretende a criação de um Pai Natal, utilizando obrigatoriamente 3 materiais que têm como destino o ecoponto.

 

Objetivos

Este concurso pretende assinalar a época natalícia de forma criativa, promovendo o envolvimento das escolas em torno de uma iniciativa que apela ao reaproveitamento de resíduos.

 

 

Concurso "Estrela Guia da Reciclagem”

Este concurso pretende a recriação da estrela que guiou os três Reis Magos, construída a partir de 2 materiais recicláveis.  Os participantes devem, ainda, adicionar na estrela uma frase que sensibilize a comunidade em geral para a importância da reciclagem.

 

Objetivos

Com este concurso, é esperado que a comunidade escolar fique sensibilizada para a necessidade e importância de dar novos usos a materiais recicláveis.

 

 

Concurso "É Carnaval, reciclar é essencial”

Este concurso decorre no mês de fevereiro e pretende assinalar a época do Carnaval com a construção de um disfarce, com a utilização obrigatória de 2 materiais recicláveis. O tema do disfarce é livre, dando-se espaço para a imaginação e criatividade dos participantes.

 

Objetivos

O grande objetivo deste concurso é sensibilizar para a temática do reaproveitamento de materiais, dando-lhes novas finalidades.

 

 

Concurso "Ramo da Prima-Vera”

Este concurso decorre no mês da chegada da Primavera e da chegada das flores. Como tal, os participantes serão desafiados a fazerem um ramo de flores onde deverão utilizar materiais recicláveis.

 

Objetivos

O grande objetivo deste concurso é sensibilizar para a temática do reaproveitamento de materiais, dando-lhes novas finalidades. Desta forma, é possível demonstrar aos participantes que a partir de embalagens que consumimos diariamente, é possível recriar peças originais e criativas.

 

 

Concurso "Bolos saudáveis e resíduos recicláveis”

Este concurso assinala a Páscoa, decorrendo durante o mês de abril. Os participantes deverão confecionar um bolo, com ingredientes que gostem, e no final deverão tirar uma fotografia, onde para além de apresentarem o bolo, evidenciam os ingredientes utilizados e onde devem ser colocadas as suas respetivas embalagens.

As fotografias deverão ser criativas e deverão indicar os ecopontos corretos (por exemplo: a garrafa de óleo será colocada no ecoponto amarelo).

 

Objetivos

Esta iniciativa apela à criatividade dos participantes, além de que permite sensibilizar para a importância da reciclagem e da correta separação dos resíduos.

 

 

Concurso "A partir de um pequeno vaso, nasce uma grande árvore”

Este concurso prevê a plantação de uma árvore num vaso, o qual será decorado criativamente com 2 materiais recicláveis. Esta iniciativa visa assinalar o Dia Internacional da Diversidade Biológica.

 

Objetivos

Esta iniciativa procura combater a desflorestação, sensibilizando a comunidade escolar para esta causa, além de desenvolver a criatividade dos participantes a partir de materiais recicláveis com vista à criação e decoração de um vaso.

 

Para qualquer dúvida ou esclarecimento poderá contactar o Gabinete de Comunicação da RESINORTE através de 800 911 400 ou mlima@resinorte.pt.