O programa Ecovalor destina-se a todos os estabelecimentos de ensino da área de abrangência da RESINORTE, e tem como objetivo promover boas práticas ambientais.

 

Esta ação de sensibilização decorrerá durante o período letivo 2021/2022 que visa a sensibilização ambiental de toda a comunidade escolar ao mesmo tempo que premeia as escolas pelo seu bom desempenho ambiental.

 

As ações contempladas no programa são as seguintes:

 

1 - Ações de sensibilização e Educação Ambiental;

 

2 - Concurso “Separa e Ganha” Amarelo;

 

3 - Concurso “Separa e Ganha” Azul;

 

4 - Concurso "Pacotes de Bebida vão sempre para o Amarelo" (Concurso terminado);

 

5 - Concurso "Roda Esta Ideia...Para Não Desperdiçares!" (Concurso terminado);

 

6 - Concurso "Todos Juntos" (Concurso terminado);

 

7 - Concurso "Reutilizar e Enfeitar para o Natal Embelezar"; (Concurso terminado)

 

8 - Concurso "Reis da Reciclagem"; (Concurso terminado)

 

9 - "JornalEco Resinorte"; (Concurso terminado)

 

10 - Concurso Dia Mundial Água; (Concurso terminado)

 

11 - Concurso II Edição "Faz Desta Páscoa, Uma Eco Páscoa"; (Concurso terminado);

 

12 - Concurso " Do Lixo Se Faz Arte";

 

13 - Concurso "Arcos dos Santos Populares".

 

Descrição das ações:

 

Ações de sensibilização

As ações de sensibilização são direcionas para toda a comunidade escolar e consistem na consciencialização ambiental para a problemática dos resíduos. Estas ações são direcionadas para cada ciclo de ensino, ou seja desde o pré- escolar até ao ensino secundário, bem como para toda a comunidade escolar, docentes e não docentes, pais e familiares dos alunos, entre outros. Estas ações de sensibilização têm de ser previamente agendadas através de e-mail para o Gabinete de Comunicação e Imagem. Têm uma duração máxima de 45minutos.

 

Objetivos

Aumentar as quantidades de material encaminhados para reciclagem, na escola e em casa.

 

Concursos Separa e Ganha no Amarelo e Azul

Os concursos consistem numa competição entre instituições de qualquer nível de ensino e dimensão, do mesmo município. As escolas serão premiadas de acordo com as quantidades separadas para reciclar e haverá prémio para todas as escolas que atinjam o mínimo definido (70 sacos no amarelo e 1 tonelada de papel/cartão).

 

 

Objetivos

Aumentar as quantidades de plástico, metal e pacotes de bebida e papel e cartão encaminhados para reciclagem.

 

Concurso "Pacotes de Bebida Vão Sempre para o Amarelo" - (Concurso terminado)

O concurso consiste na construção de um ecoponto amarelo com pacotes de bebida.

 

Objetivos

Sensibilizar para a questão que os pacotes de bebidas têm um grande potencial de reciclagem, que torna o seu ciclo de vida mais sustentável.

 

 

Concurso "Roda Esta Ideia… Para Não Desperdiçares!" - (Concurso terminado)

O concurso resulta na construção da roda dos alimentos, em que é obrigatório a utilização de materiais que têm como destino o ecoponto.

 

Objetivos

Sensibilizar para a importância de uma alimentação saudável e equilibrada.

 

Concurso "Todos Juntos" - (Concurso terminado)

O concurso consiste tem como objetivo destacar a importância do impacto dos resíduos que produzimos e a necessidade de reduzir o desperdício. Para isso, os alunos são desafiados a realizarem um vídeo, onde promovam a prevenção de resíduos, a reutilização ou a reciclagem e a limpeza de espaços públicos.

 

Objetivos

A Semana Europeia da Prevenção de Resíduos (EWWR) é uma iniciativa que decorre anualmente em novembro por toda a Europa e tem como objetivo consciencializar os cidadãos sobre a redução de resíduos, reutilização de produtos e estratégias de reciclagem de materiais.

O tema da EWWR 2021 é “Comunidades Circulares”, com o propósito de desafiar as pessoas a agir em conjunto para moldar comunidades circulares destinadas a prevenir a produção de resíduos.

 

Concurso "Reutilizar e Enfeitar para o Natal Embelezar" (Concurso terminado)

O concurso tem como objetivo a criação de enfeites de Natal. Para o efeito, os jovens serão desafiados a criar seis enfeites de Natal, resultantes da utilização obrigatória de 3 materiais que têm como destino o ecoponto. 

 

Objetivos

Através deste concurso pretende-se que a época natalícia seja assinalada de uma forma diferente, promovendo o envolvimento da comunidade escolar em torno de uma iniciativa que apela à redução e reaproveitamento dos resíduos e ainda sensibilizar para a necessidade de dar um novo uso a materiais e embalagens de produtos consumidos diariamente.

 

Concurso "Reis da Reciclagem" (Concurso terminado)

O concurso consiste na criação das coroas dos reis magos. Para o efeito, os jovens serão desafiados a criar as coroas dos reis magos, resultantes da utilização obrigatória de 3 materiais que têm como destino o ecoponto. 

 

Objetivos

Esta iniciativa apela à redução e reaproveitamento dos resíduos e ainda sensibilizar para a necessidade de dar um novo uso a materiais e embalagens de produtos consumidos diariamente.

 

"JornalECO Resinorte" - (Concurso terminado)

 A RESINORTE promove a primeira edição do jornal digital “JornalECO”.

 

Objetivos

Esta iniciativa tem como objetivos fomentar a literacia ambiental, estimular a prática de um jornalismo escolar imaginativo e crítico, incrementar hábitos de leitura e escrita nas camadas jovens e envolver a comunidade escolar numa atividade cultural.

 

(JornalECO 2022)

 

Concurso Dia Mundial da Água (Concurso terminado)

O concurso tem como objetivo a criação de uma frase de alerta para não se deitar lixo para o chão, pois todo o lixo acaba por ir parar ao mar.

 

 

Objetivos

Esta iniciativa consiste em comemorar o Dia Mundial da Água e sensibilizar para o tema.

 

Concurso II Edição "Faz desta Páscoa, Uma Eco Páscoa" (Concurso terminado)

O concurso resulta na criação de ovos de Páscoa de grandes dimensões que possam ser expostos nas instalações da Resinorte.

 

 

Objetivos

Esta iniciativa pretende incentivar a utilização de materiais reutilizáveis e sensibilizar para a sustentabilidade e preservação do ambiente.

 

Concurso "Do Lixo se Faz Arte"

O concurso pretende que os jovens criem obras de arte com materiais reutilizáveis. 

 

Objetivos

Esta iniciativa apela à redução e reaproveitamento dos resíduos e ainda sensibilizar para a necessidade de dar um novo uso a materiais e embalagens de produtos consumidos diariamente.

 

(Regulamento)

 

Concurso "Arcos dos Santos Populares"

O concurso tem como finalidade a criação de um arco resultante da utilização obrigatória de 3 materiais, que têm como destino o ecoponto.

 

Objetivos

Esta iniciativa consiste em comemorar os Santos Populares apelando para reutilização dos materiais.

 

Para qualquer dúvida ou esclarecimento poderá contactar o Gabinete de Comunicação da RESINORTE através de 800 210 230 ou geral@resinorte.pt.