21 DE NOVEMBRO, 2022

De 19 a 27 de novembro decorre a Semana Europeia da Prevenção de Resíduos (SEPR), este ano dedicada ao tema “Têxteis – Circulares & Sustentáveis, o Lixo está fora de moda!”.

 

Nesta edição da SEPR, a EGF e as suas 11 concessionárias promovem atividades de sensibilização para a redução dos resíduos, a reutilização de produtos e a reciclagem de materiais.

 

A SEPR 2022 pretende chamar a atenção e criar consciência para a necessidade de trazer mais circularidade ao setor têxtil.

 

O consumo de têxteis na Europa tem o quarto maior impacto no ambiente e alterações climáticas, depois da alimentação, habitação e transportes. E está no top três sobre o uso da água e da terra e entre os cinco primeiros em termos de uso de matérias primas e emissão de gases de efeito estufa.

 

Durante esta semana, cidadãos, organizações privadas, entidades públicas e ONG’s organizam ações que pretendem alertar a sociedade para a realidade do consumo excessivo no setor têxtil e que alternativas existem. Esta iniciativa contempla também ações de prevenção, reutilização e reciclagem que abrangem diversos tipos de resíduos e inclui ainda campanhas de limpeza de vários espaços (praias, margens de rios, ruas, espaços verdes, etc).

 

Para mais informações sobre a Semana Europeia da Prevenção de Resíduos 2022 visite: https://ewwr.eu/por/.

 

A EGF e as suas concessionárias, na SEPR, implementam e apoiam diversas atividades que contribuem para este objetivo da sensibilização para prevenção de resíduos e que assenta também nos 3 R’s: Reduzir, Reutilizar e Reciclar, e estes são a base da alteração dos hábitos da sociedade de consumo.

 

Ao longo da SEPR, a EGF vai estar nas “Manhãs da Comercial”, entre as 9h00 e as 10h00, a promover hábitos de prevenção de resíduos e a Linha da Reciclagem, https://linhadareciclagem.pt/, um serviço de atendimento gratuito que procura dar resposta a todas as questões sobre resíduos urbanos. Os temas que estarão no ar nesta animada emissão são sobre a Semana Europeia da Prevenção de Resíduos e também vão esclarecer alguns dos mitos da reciclagem.