10 DE FEVEREIRO 2021

No âmbito do financiamento do Programa POSEUR, Portugal 2020 e União Europeia, a RESINORTE apresentou uma candidatura que visa transformar a atual unidade de Tratamento Mecânico e Biológico de Riba de Ave (TMB) numa instalação que permita a esta empresa aumentar a capacidade de processamento das suas linhas de tratamento biológico, com uma linha dedicada à receção e tratamento dos biorresíduos recolhidos seletivamente.

 

Assim, através desta intervenção, será criada uma linha dedicada à receção e tratamento dos biorresíduos recolhidos seletivamente, por forma a tratar de forma diferenciada o total de biorresíduos rececionados, procurando uma maior valorização dos resíduos orgânicos existentes nos resíduos urbanos.

 

Para o aumento da capacidade de valorização orgânica da unidade, preconiza-se a substituição de alguns equipamentos da instalação por outros de capacidade superior e com tecnologia de última geração, assim como a instalação de equipamentos complementares, bem como a remodelação de equipamentos e transportadores existentes.

 

A operação tem como objetivo o aumento da valorização de biorresíduos recolhidos seletivamente, proporcionando o aumento da sua reciclagem e a redução da deposição de resíduos em aterro.

 

Com esta intervenção, o sistema RESINORTE ficará capacitado para as exigências nacionais e comunitárias que se avizinham, nomeadamente no que respeita ao tratamento dos biorresíduos.