19 DE ABRIL, 2023

A RESINORTE divulga resultados de reciclagem nas escolas, em que participaram 167 escolas na sua área de abrangência.

 

Foram 167 os estabelecimentos de ensino que participaram no Programa Ecovalor em 2021 /2022 – o programa de educação ambiental dedicado em exclusivo à comunidade. Foram cerca de 30 116 alunos, professores e auxiliares que implementaram boas práticas de redução e reutilização de resíduos e que reciclaram 489,24 toneladas de embalagens.

 

Todas estas escolas encaminharam para reciclar mais de 319 toneladas de papel e cartão e mais 171 toneladas de plástico, metal e pacotes de bebida. O material separado pelos alunos foi encaminhado para reciclar e cada escola recebe o seu prémio em função da quantidade reciclada, num total de mais de 22 mil euros.

 

A RESINORTE destaca a Centro Social e Paroquial de Bairro, em primeiro lugar com 20,70 toneladas, seguida do Centro Social de Guardizela (19,84 toneladas) e da Irmandade Santos Passos – Colégio de N.ª Sr.ª da Conceição (19,21 toneladas). Estas foram as escolas vencedoras da 20.ª edição do programa, que já se encontra em funcionamento neste novo ano letivo de 2022/2023.

 

 

 

 

 

 

 

 

Programa Ecovalor

 

O Programa Ecovalor tem como objetivo promover boas práticas ambientais em estabelecimentos de ensino, premiando aquelas que apresentam melhor desempenho na reciclagem das suas embalagens usadas. Para além das ações de sensibilização (também disponíveis online), este programa assegura a recolha seletiva, entrega sacos e suportes e inclui o concurso Separa e Ganha – por cada saco de embalagens destinadas ao ecoponto amarelo, a escola receberá 0,50€. Os valores associados à reciclagem de papel/cartão e vidro é específica de algumas regiões, que já deram o passo na reciclagem de mais materiais.