Linha Verde 800 210 230
RECOLHA SELETIVA
 
Existem diversos meios e processos para recolher os resíduos produzidos.
A Recolha Seletiva diz respeito aos residuos recicláveis que são depositados nos ecopontos, ecocentros e porta a porta na área de abrangência da RESINORTE e que, posteriormente, são transportados para uma Estação de Triagem.


ECOPONTOS


Os ECOPONTOS são utilizados para fazer a recolha seletiva dos resíduos recicláveis.
O papel e cartão (contentor azul), embalagens plásticas e metálicas (contentor amarelo) e vidro (contentor verde).

A RESINORTE tem ao dispor dos munícipes mais de 4 mil ecopontos, sendo que em muitos deles estão também instalados pilhões, num total de 1.211.

Os Ecopontos encontram-se em locais selecionados estrategicamente, nomeadamente, junto a grandes agregados populacionais e estabelecimentos de ensino.

Depois de recolhidos pela RESINORTE, os materiais dos ecopontos são encaminhados para a estação de triagem, local onde são separados consoante as suas caraterísticas, de forma a serem enviados para as indústrias recicladoras, que os recebe e os transforma em novos produtos.
 

ECOCENTROS


Nos ECOCENTROS podem ser depositados materiais como papel e cartão, plástico, vidro, resíduos metálicos (vulgo sucatas), resíduos verdes, madeira, monstros não metálicos, pequenos entulhos, pilhas, resíduos de equipamentos elétricos e eletrónicos, lâmpadas fluorescentes ou óleos alimentares usados.

A deposição de resíduos nos ecocentros é voluntária e gratuita, pelo que pequenas indústrias, comércios e particulares poderão recorrer a este sistema de deposição seletiva.
Na área de intervenção da RESINORTE existem 17 ecocentros. Em cada um deles existe um colaborador que acompanha todas as descargas de materiais, além de esclarecer eventuais dúvidas relativamente à correta deposição dos resíduos.
Na home do nosso website pode consultar os horários de funcionamento e a localização dos ecocentros.

PORTA A PORTA



A recolha seletiva PORTA A PORTA tem como objetivo principal dar um destino adequado às grandes quantidades de resíduos recicláveis produzidos pelos comerciantes, instituições, entre outros.
Trata-se de um sistema de recolha seletiva de resíduos de embalagens de plástico e metal, de papel/cartão e de vidro, em dias de semana e horários pré-definidos, por viaturas adequadas, que a RESINORTE tem ao dispor.
 
Este sistema de recolha seletiva permite não só que uma maior percentagem de materiais possa ser reciclada, mas garante também uma maior qualidade do serviço prestado.

Caso pretenda ser abrangido pelo sistema de recolha porta a porta contate-nos para o número verde:  800 210 230 .