Linha Verde 800 210 230
DÚVIDAS E MITOS




É NECESSÁRIO LAVAR AS EMBALAGENS ANTES DE AS COLOCARMOS NO ECOPONTO?
 
Não é necessário lavar as embalagens antes de colocar no ecoponto. Estas vão passar por diversos tratamentos, no processo de reciclagem, até serem transformadas em novos materiais. Desta forma, ao lavar as embalagens estará a gastar água, bem precioso e indispensável à sobrevivência humana, assim como a perder tempo. As embalagens devem apenas ser escorridas e por ventura enxaguadas para evitar maus cheiros aquando armazenadas em casa.

 
DEVEM DE SER RETIRADOS OS AGRAFES DO PAPEL DE ESCRITA, AS JANELAS DOS ENVELOPES E AS ARGOLAS DAS PASTAS DE ARQUIVO?
 
Papel agrafado, envelopes com janela e pastas de arquivo devem de ser colocadas no ecoponto azul sem que seja necessário retirar agrafes, argolas ou plástico de janelas. Este material é enfardado e enviado para as empresas que fazem a sua reciclagem. Nestas empresas existem tratamentos que vão retirar todos os materiais que não interessam antes do papel ser transformado em novos objetos.




O QUE ACONTECE ÀS EMBALAGENS USADAS QUE DEPOSITAMOS NOS ECOPONTOS?

Depois de recolhidas as embalagens são transportadas pela RESINORTE para a estação de triagem, onde são separadas por tipo de material.
A triagem confere aos resíduos a homogeneidade e qualidade necessárias à sua reciclagem. Posteriormente os resíduos de embalagens são enfardados por tipo de material e reencaminhados através da Sociedade Ponto Verde, para empresas que procedem à sua reciclagem.

 
NÃO SEPARO OS RESÍDUOS PORQUE NÃO TENHO ECOPONTO DOMÉSTICO!
 
Para separar os resíduos não é indispensável um ecoponto doméstico.
Por vezes este tipo de ecopontos apresentam demasiado volume o que faz com se seja difícil colocá-los nas cozinhas e lavandarias. 
Para armazenar o papel e cartão utilize um saco de papel ou uma caixa de cartão, e este, uma vez que não liberta odor pode ser armazenado em qualquer divisão da casa. O vidro, ao ter mais volume pode ser armazenado numa varanda ou arrecadação.
As embalagens de plástico e metal podem ser acondicionadas nos convencionais sacos “oferecido” pelo supermercado.
O Papel e cartão e embalagens de plástico e metal, podem e devem ser espalmadas para ocuparem menos espaço, facilitando o seu armazenamento e reduzindo as idas ao ecoponto.




O QUE FAÇO AO ELETRODOMÉSTICO ANTIGO QUANDO COMPRO UM NOVO?
 
Quando decide desfazer-se de um aparelho, pode optar por três destinos:
  • fazer retoma (pela compra do novo);
  • ou doá-lo. Se o aparelho ainda funcionar, há muitas instituições que agradecem o donativo;
  • entregá-lo para recolha seletiva.
 Quando compra um aparelho elétrico novo (torradeira, micro-ondas, TV, máquina de lavar, etc.) pode entregar, gratuitamente, o antigo na loja, desde que seja equivalente e tenha a mesma função do comprado. Isto é ainda válido para os equipamentos entregues ao domicílio.
Também é possível contactar a sua Câmara Municipal e pedir a recolha dos chamados "monstros” domésticos.
Pode ainda depositar o aparelho diretamente no ecocentro da sua área de residência ou em qualquer centro de receção autorizado.
Contacte previamente a entidade responsável para combinar o dia e a hora da recolha. Assim, evitará que os "monstros" fiquem na via pública por mais tempo do que o estritamente necessário.
Os aparelhos recolhidos nestes locais devem ser depois encaminhados para reutilização (total ou parcial) ou desmantelamento e reciclagem.