Linha Verde 800 210 230
GUIMARÃES VAI EXPLICAR COMO SE FAZ SEPARAÇÃO DE RESÍDUOS

Vimaranenses vão ser convidados, no próximo sábado, a trazerem os seus sacos de lixo doméstico para a via pública. E a fazerem uma correta separação de resíduos no ecoponto.
Sensibilizar a população das nove vilas do concelho (Lordelo, Moreira de Cónegos, Serzedelo, Pevidém, Brito, Ronfe, Taipas, Ponte e São Torcato) e do Centro Histórico de Guimarães para a importância da redução e da reciclagem dos resíduos, através de uma ação de sensibilização, é o objetivo da iniciativa "Não Desperdice Lixo – Do Not Waste Waste", que decorrerá em Guimarães durante todo o dia de sábado, 09 de maio, no âmbito da Semana Europeia para a Redução de Lixo.

A comunidade, através da Junta de Freguesia, será convidada a trazer os sacos de lixo desse dia para o espaço público, onde estarão colocados ecopontos e contentores que provocarão, propositadamente, impacto e transtorno visual à população. Numa ação explicativa individualizada, será verificado o lixo, pesado o saco e anotado o peso, sensibilizando os participantes para a sua redução e respetiva reciclagem. No final, o saco é pesado novamente com os resíduos indiferenciados, sendo verificada a diferença de peso. Cada participante receberá, depois, um brinde oferecido pela Resinorte e pela Vimágua.

Os ecopontos e contentores de lixo estarão situados em espaços centrais das vilas e cada ação demorará uma hora e meia por local. Lordelo (Parque da Igreja Paroquial), Moreira de Cónegos (perto da sede da Junta de Freguesia e a Igreja) e Serzedelo (Largo do Calvário) recebem, pelas 09 horas, a ação ambiental. Às 11, é vez da iniciativa decorrer em Pevidém (Lugar do Paraíso), Brito (centralidade da vila, junto à Igreja) e São Torcato (Parque de Merendas, perto do ringue desportivo).

Ao início da tarde, pelas 14 horas, mais três vilas recebem esta ação de sensibilização de âmbito concelhio: Taipas (Rua Prof. Manuel José Pereira), Ponte (Rua Reitor Joaquim Augusto Maciel Ribeiro Torres, junto ao Cruzeiro, próximo do Cemitério) e Ronfe (Av. Monsenhor Horácio de Araújo, em frente à Igreja). Às 16 horas, o périplo termina no centro da cidade, na Plataforma das Artes (Rua Paio Galvão - Baía de estacionamento) e Museu de Alberto Sampaio (Passeio da Senhora da Guia).  

No âmbito do processo de candidatura de Guimarães a Capital Verde Europeia, a ação "Não Desperdice Lixo – Do Not Waste Waste" envolve, também, a comunidade escolar do concelho
Através dos encarregados da educação, os alunos realizarão o próprio convite, além de um cartaz alusivo ao evento utilizando em ambos os casos materiais recicláveis. A organização desta iniciativa está a cargo da Câmara Municipal de Guimarães, Laboratório da Paisagem, Resinorte, Vimágua, Vitrus e Juntas de Freguesia das nove vilas.


Descarregue o cartaz da atividade aqui

Ver mais notícias