Linha Verde 800 210 230
77% DAS FAMÍLIAS SEPARAM OS RESÍDUOS DE EMBALAGEM

A Missão Reciclar, a maior ação de sensibilização ambiental de lares, realizada em Portugal, bateu à porta a mais de 140.000 lares de alguns dos concelhos da RESINORTE. Esta ação teve como objetivo conhecer os hábitos dos habitantes no que diz respeito à reciclagem de embalagens e tinha como missão converter todos os que ainda não reciclam em separadores totais (que separam todos os tipos de embalagens) e clarificar as regras de reciclagem a todos os que reciclam.

Das 143.595 habitações contactadas apenas 19% abriram as portas das suas casas à Missão Reciclar. De acordo com os resultados obtidos através de questionário realizado a 27.129 lares, 77 por cento dos inquiridos faz a separação das embalagens usadas e coloca-as no respetivo ecoponto.

Durante a ação foram entregues, a quem não tinha o hábito de separação e também a quem já separava mas não tinha um ecoponto doméstico, 23.573 conjuntos de ecobags, constituídos por três sacos das cores dos ecopontos para separação seletiva de embalagens.

Quando questionados sobre a razão para a não separação doméstica do lixo produzido, 26,5 por cento apontaram a falta de recipientes próprios para o efeito, 41,0 por cento referiram a noção do excessivo trabalho pessoal/familiar implicado e 10,9 por cento atribuíram a causa à distância ao ecoponto.

Ver mais notícias